A Crise economica e o processo de desindustrialização





            
CAMILA DIAS 
ESTER PACHECO
MARIZETE CARDOSO 
MICAELE SOUZA

RESUMO

Este artigo tem como objetivo mostra a situação clara do que a crise economica tem afetado as nossas industrias brasileiras desde muitos anos atrás.afetando a maioria da população trazendo desemprego
A crise é um processo, algo que vem produzindo gradativamente , a crise economica no Brasil teve por consequência uma forte recessão econômica levando a um recuo no PIB por dois anos consecutivos.
após várias crises o Brasil também sofreu e por consequência temos o processo de desindústrialização. porém é bem verdade que a economia está aquecida e o seu crescimento sendo puxado pelo forte consumo do mercado interno. 
vários fatores contribuem para o processo de desindustrialização que por sua vez é a consequência da crise economica atual onde os atingidos é a sociedade que sofre com os impactos causados que temos por resultado o desemprego ,o sub- desemprego e a perda da relação e movimento trabalhista.pois a produtividade não cresce se mantém parados causando perda dos empregos industriais pois o rumo da economia desmartelam as nossas industriais .


abstract: 

This article aims to show the clear situation of what the economic crisis has affected our Brasilian industries since many years ago affecting the maiority of the population bringing unemployment. the crises is a process that is gradually taking place .the economic crises in brazil has resulted in a strong economic recession leading to a deoline in GDP for two consecutive years after several economic crises and consequently we  have the process of deindustrialização ,but it is quite true that the economic is warming and its growth being driven by strong domestic market consumption several factors comtribute to the deindustrialization process that is the consequence of the current economic crisis where the affected and the society that suffers from the impacts caused .that resulted in unemproyment.underemployment and the loss of labor relations and movement.


PALAVRA-CHAVE: crise econômica, desindustrialização,desemprego,movimento trabalhistas 


INTRODUÇÃO

 A crise econômica estar em uma situação muito delicada onde esta tendo varios processo de desindustrialização onde temos que se adaptar e com esse transtorno vem desde a crise de 1929
onde a exportação de café diminui que foi o alvo principal do processo de desindustrialização.Que o sistema brasileiro em 2008 teve prejuizo de empréstimo com baixos juros que isso também deu inicio a crise que em 2014 a 2015 a crise se agrava pela crise econômica que aconteceu em 2008 e com isso o brasil sofre varios problemas.onde as pessoas atualizaram o mundo da tecnologia e aumentou o numero de ocupados no mundo da informalidade e a relação trabalhista vem ficando com poucas oportunidade no mercado de trabalho .Onde o governo brasileiro não apresenta proposta de investimento para o crescimento da economia e não investe na produção das industrias. se houvesse investimentos não haveria tanto processo de desindustrialização e a crise econômica  não se repetiria tanto.


DESENVOLVIMENTO


O termo crescimento economico e diferente do termo desenvolmento economico em alguns aspectos ,porque o crescimento economico se preocupa apenas com questoes quantitativas ;de quantidade temos como exemplo o produto interno bruto PIB e o protudo nascional bruto , ja o desenvilmento economico ele aborda questoes de carater social como bem estar ,indice do desenvolmento humano ,nivel de consumo , alnafabetismo ,desenprego ,qualidade de vida , entre outros .(isto para deixamos bem claro para nao confundirmos esse termos).
Bem ,como estamos tratando do desenvilmento economico, ele se tratar de um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo periodo de tempo .
Na historia recente brasileira observamos varias interpretações de desenvolvimento e juntamente com isso interpretações de qual e o papel do estado na economia ,com o sistema juridico foi(e ainda e) usado como um instrumento do governo para ditar o ritmo da economia .
Como exemplo de crise economica temos a crise de 1929 que afetou o Brasil tambem,o Estados Unidos era o maior comprador do cafe brasileiro . Com a crise a inportacão do cafe diminuiu muito e os precos do cafe brasileiro cairam .Para que nao houvesse ums alta desvalorização em excesso o governo brasieleiro comprou e queimou toneladas de cafe.Porque dessa forma diminuiu a oferta conseguindo manter o preços do principal produto brasileiro naquela epoca mas essa crise trouxe algo positivo para economia brasileira com a crise do cafe muitos cafecultores começaram investir no setor industrial alavancando a economia .
O processo de desendustrializaçaõ si caracteriza como um declinio persistente na participação da produção industriais no total de emprego na economia ,para se entender melhor o processo de desindustrialização se referen a perda relativa de dinamismo da industria na geração de renda e emprego na economia .
Utimalmente os empresarios analista economico e entidade ligadas a industria como o CIESP (centro das industria do estado de Sao Paulo ) e a FIESP (federação das industriais do estado de São Paulo )ele vem descutindo anplamente sobre o termo desindustrialização .
Tem alguns fatores que contribuir para o processo de desindustrializaçaõ no nosso pais tais fatores são:o elevado custo de produção ,a taxa de cambio que favorece inportações e diminui a competitividade dos exportadores brasileiros ,a valorização do real, a elevada taxa de juros ,a concorrencia desleal com o produtos importados ,copias contrabandos e pirataria são apenas alguns dos fatores .
E bem verdade que a econômia esta aquecida  e o seu crescimento sendo puxado pelo forte consumo do mercado interno .Porem o consumo vem sendo a cada vez mais a tendido por produtos importados a maioria dos produtos vem da China e a consequência disso e que o Brasil vai ficando a cada vez mas defasado em inovação e desenvolvimento tecnológico
Um retrocesso , ja que as industria de media e alta tecnologia são de  fundamental importânçia para uma nação que busca o desenvolvimento .O  custo do Brasil a competitividade Chinesa aceleram o processo desindustrialização  das exportações e o de concentração da industria brasileira.
 E bem possivel afirmar que existe a desindustrialização da pauta de exportações , os bens importados avançam e tomam praticamente o espaço nas cadeias produtivas domesticas .
Ao longos dos anos de 2010 em abril a produção industrial não acompanhou o desempenho do mercado interno e mostrou pouco dimanismo .Esse papel foi cada vez mais oculpados pelas importações isso acarretou custo para indutria e para a sociedade .Porque se a participação dos produtos importados no atendimento a demanda se mantivessem no mesmo nivel de 2008, A produção da industria de transformação nacional seria superior em17,3 bilhões .
Para se ter uma ideia no Estado de SP e especialmente no vale da paraiba ja e possivel perceber os impactos da desindustrialização dados divulgados pela fundação SEABE aponta que o PIB paulista teve crescimento real de 5,9% porem valido paraiba e responsável por 5% desse total a industria teve a queda de 32,29% .
A mão de obra industrial tem se transferidos para os demais setores afetando diretamente a ecinomia da região para minimizar os reflexos da desindustrialização entidades locais como ASSECRE e o sindicato dos metalugicos na defesa perante o governo na diminuição dos impactos negativos que oneram a industria com a valorização do real , a carga tributaria ,juros altos e burocracia com leis e normal.
 

CRISE EXTERNA 

A crise da divida externa foi causada por problemas econômicos na América Latina ,em 1982. logo após a moratória da divida externa no méxico muitos paises foram atingidos com falta de emprego,diminuição de renda , e o aumento de inflação .
com isso as nações optaram por investir em exportações deixando as importações . o PIB teve o crescimento de 2,3% em 1980e1985 porem com a per capita a America Latina se negativou por quase 9% com empréstimo altissimo . A crise externa teve seu inicio com o credito barato onde ficava mais fácil o endividamento dos latinos- Americanos que faziam empréstimos para investir possibilitando a economia obter uma taxa de crescimento econômico . mas em 1970  houve um aumento grandissimo dos juros a mando de Paul Volcker ,esse juros se elevou com intuito de aumentar a inflação provocando a recessão.com isso os  estados unidos passou a impor de que não liberassem empréstimos altissimos que não cobrisse o seu capital a paises de grande postes isso ocorreu depois que a inflação atingiu os limites de credito.
os Estados Unidos passou a não comprar produtos mexicanos com muita elevação ate que se financiasse ocorrendo a queda do preço das commodities exportadas pelo mexico.
esses tempo de militantes pedindo o retorno da ditadura militar provou que foi uma epoca de milagre econômico.Que os militantes sabiam governar pois ergueram grandes obras ,faraônicas. A historia prova que todas as melhorias foram realizadas de maneira inconsequente e patrocinadas por grandes emprestimos e financiamento externo ,(isso sem falar dos inumeros casos abafados de corrupção ).além de todos os beneficios realizados foi deixado a divida externa com consequência gravissima a década de 80 quando a farra dos emprestimo externo acabou que começaram a sentir grandes problemas graves como : desemprego ,inflação ,crises sociais ,descontrole econômico foram todos frutos colhidos dessa crise por falta de planejamento e ostentação.


FASES DA CRISE ECONÔMICA  2008 A 2015

Naquele epoca os investidores tinham muito dinheiro, e as familias em busca do sonho queriam casas para morar ao mesmo tempo o credito nos Estados Unidos estavam muito barato o que fez muitos bancos pagarem dinheiro emprestado para entao investir .
Desta forma os nbancos foram crescendo cada vez mais e os investidores queriam pedaços disso . dai os bancos tiveram ideias boa ate '' vamos juntar os investidores com a familia  que querem casas atraves das hipotecas a logica era a seguinte as familias poderiam comprar suas casas com o dinheiro emprestado porem teria que pagar um valor mensalmente para os detentos do documento de papel no caso o banco , os bancos entao juntavam pilhas de hipotecas e vendiam pedaços dessa s pilas paa os investidores o que se mostrou otimo negocio foi ai que inventaram a sub- prime mortgages que concediam hipotecas para familias que não podiam pagar por que a casa seria garantia do banco. 
Enquanto isso as agencias que era responsaveis por avaliar os investimentos em hipotecas como extremamente seguros mesmo sabendo que não era verdade o que levou mais e mais gente a investir em hipotecas,desta forma mais e mais familias foram se tornando inadiplentes perdendo suas casas para o banco e com isso o banco colocavam estas casas a venda .ex que a  oferta se tornava muito maior do que a demanda e o valor das casas caiam. 
Desta forma banqueiros e investidores ficavam com artigo sem valor .por que não conseguiam negociar tal imoveis com isso os bancos que pediam emprestado naõ tinham como pagar,logo começou a falir e os proprios investidores das familias não valiam mais  nada . pode se dizer que houve uma paralizaçaõ na economia dos EUA .e isso se espalhou pelo mundo todo.
No Brasil a crise demorou um pouco de chegar e sim abalou o pais o primeiro grande  impacto foi o aumento do dolar que pegou os empressario que tinham dividas em dolares de surpressas , a alta concentraçaõ de emprestimo no pais o aumento de incerteza interferiu em varios indices econômicos.
O PIB brasileiro sofreu uma grande queda nos anos de 2009 além disso houve um baixo no consumo ,o salário real foi outro que caiu brutalmente no ano de 2009 com 2% . Além disso os investidores estrangeiros cairam significamente em aproximadamente em 10 mil , os juros reais por conta do crescimento da inflaçaõ cresceu de uma maneira significativa em 2009,o governo propôs uma solução uma politíca fiscal e monitoria ,expansionista . Mas isso foi feita com a diminuição dos juros de 13,0% para 8,5% em seguida os imposto sobre o consumo foram completamente reduzidos o credito no pais se expandiu e outros fatores reduzidos pelo governo foi o empréstimo compulsório e foi então que os indices foram voltando ao normal e podemos dizer que o Brasil sobreviveu a crise de 2008.

Logo em 2014 a crise economica retornou ,uma das consequencias foi a forte recessão econimica ,levando o recuou no produto interno bruto em dois anos consecutivo.
A crise e um processo algo que vem se produzindo gradativamente ,principalmente quando pegamos o periodo como 2002 e 2003 em que o Brasil teve o volume de recursos muito grande para o pais por conta que o mercado internacional tava comprador e o Brasil estava exportando muito principalmente soja e minerio de ferro .Isso proporcionou uma entra de grande recursos no páis .Isso significa que a partir do momento que entra recusos tem que usar esse volume de dinheiro de uma forma significativa e racional mas o governo optou por adotar medidas populista que e a falicitação do credito o estimolou da construção civil sem na verdade ter condições de sustemtação para isso .E logicamente quando esse dinheiro começaram acabar por exemplo no mercado internacional como a crise de 2008 então se tornar inversos do pais que e comprador deixa de ser comprador e com isso entra menos receita para o pais .
Os setores produtivos agropecuarios ,industria foram os maiores causadores dos problemas que vivenciou a crise .Porque da necessidade de aquecer demanda , o governo acreditou que o Brasil poderia crescer não fazendo reformas para o governo era so aumentar consumo que o Brasil crescia o PIB então facilitou uma serie de beneficio para o setor auto mobilistico assim explandiu uma serie de imdustria vieram para o Brasil por causa do senarioo favoravel desse setor .
Na medida que o setor entrs em colapso no investimento se perdem e hoje vemos varias demissoes no setor auto mobilistico que causa essa demissoes foi o proprio governo quando se incentivou de uma forma artificial quando não criou base para esse setor crescer so facilitou o fiscal para que podesse investir.
Sobre o PIB em 2015 foi tido como pior resultado pois estava de 3;62% muitos setores das atividades economicas haviam sido afetados de forma destintas uma dela com mas impactos foi as industrias afetando sua produção causando a diminuição e desemprego os trabalhadores .Desde 2005 o setoro industrial mostra uma queda de 7,8% .A unica industria  que não mostrou queda foi a industria extratista porem houve uma alta queda nos preços internacionaisn do mineiro de ferro e petroleo o agro negocio e as exportações cresceram 8,12% de janeiro a outubro somou US$74,73 BILHÕES 
Porem o PIB do agronegociocaiu  0,6%em 2015,porem o pais pode obter 165 milhões de toneladas com o crescimento de 17% com a desvalorivazçõa  do real o produto brasileiro ficar mais competitivos no mercados externo .


CONSEQUENCIA DA CRISE ECONÔMICA COM O PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO 

DESEMPREGO NO BRASIL: Na sociedade atual ,um dos maiores medos sociais é o desemprego. a situação da crise econômica alguns empresários se aproveitam e reduz os valores salariais, para aumentarem seu próprio lucro. o número de trabalhadores acrescentou mais no setor de empregos públicos do que privado devido a restrições a concursos, antecipação de aposentadoria redução das contratações de celetistas e outros fatores. no Brasil é mais restrito o desemprego adotam a pesquisa nacional do IBGE a taxa de 6,3% no segundo trimestre de 2014, para 8,3% igual ao período de 2015, mas quando se considera um conceito mais abrangente de desemprego incluindo todos os jornais,  como o observador do PED do Diesse apenas na região metropolitana , a taxa passou de 9,8% em Janeiro para 136,55 em agosto. Isso deu tempo de reinventarem na informalidade  aumentando a ocupação, em 2015 a crise aumenta  por causa da crise de 2008 que a partir daí o número de desemprego se agrava e com o trabalho voltado a informalidade uma hora e o número de trabalhadores comerciais, outra hora e a alimentação que tá sendo um alvo principal por que não sabe a recuperação da crise , e as pessoas consumidoras  vão comprar imóveis , fazer reformas de forma barata por que precisam se alimentar. Esta oportunidade no setor de alimentação aumenta o numero de ocupados que subiu quase um milhão no ano de 2016 para 2017, e nas industrias diminuiu 1,5 milhão na construção, e nos setores da informalidade esta em queda diminuiu um milhão. 
Na industria teve um rendimento medio, por que os demitidos em geral ,foi as pessoas que recebeu menos .A industria vem sofrendo com a politica e aumentando o salario do governo com a falta de mão-de -obra qualificada com o excesso de burocracia,com uma infraestrutura deficiente com o excesso de imposto e faz com que as empesas não conseguem competir com os produtos importados ,para piorar a industria não conseguir competir com o governo, a industria  ao inves de conquistar a confiança do empresario fica incentivando os investimentos produtivos que consiste o governo que preferi intervir contratos no setor eletronicos tirando a pervesibilidade sobre quanto custara a energia na planilha do custo industriais .
A desindustrialização tem ligação brasileira por causa de varios fatores como a crise da divida externa, desorganização fiscal, hiperifração,escassez de credito de longo prazo, desvalorizaçaõ da taxa de câmbio no governo FMC ,recessão na econÔmia no governo Dilma.
A desindustrialização pode se beneficiar? a encontrar a capacidade produtiva da industria  e teve mudanças no setor de serviço aumentendo a produçaõ industrial que significa um ponto positivo para a desindustrialização por que é processo gerando retroceso,por tanto pode provocar desemprego e um desencardeamento de uma recessão econômica.
A crise no brasil estar com a previssao de mais queda no PIBno proximos trimestres isso traduz alguns sinais de uma crise pois vai diminuindo o consumo familiar,niveis de produção nas empresas, comercios,industrias ,vai aumentando a taxa de sub desemprego.de acordo com os dados do IBGE no Brasil aumenta a população ativa de 7,6% ,e esta sociedade uns com maiores e com menores de desemprego .A renda media salarial diminui e passa a reduzir a produtividade no setores da economia.A redução no niveis de investimentos no pais acaba se agravando pois os investimentos que geram novos empregos e crescimentos para população.




A PERDA DA RELAÇÃO E MOVIMENTO TRABALHISTA 



O movimento trabalhista o mais afetado são os jovens por ter mais dificuldade no mercado de trabalho e ter mais chance de ser demitido 25% dos desempregados tem a idade entre 18 a 20 anos que foram recolocados no trabalho com o nivel de 37% a baixo de 2012.
os pesquisadores destacam perda de desemprego e os jovens formam o maior porcentual de ocupação entre 18 a 24 anos ,nos anos 2012 a 2017, foram despenssados 5,2% para 7,2%.e os grupos de jovens empregados recebem baixa remunerações do salário de 0,5% que o valor do salário fica de 1,122,e na outra parte ganha 14%salariais os empregados com mais de 60 anos recebem em media de 2,881 reais Segundo o IPEA ,o pais tinha 13,5milhões de desocupados ,entre os quais 65%com a idade inferior a 40 anos . no trimestre de julho e maio de 2017 ficou em 12,8 a taxa de desemprego consecutivo .No segundo trimestre de 2018 31,7%dos desocupados voltaram ao mercado de trabalho.No outro lado as pessoas que ficaram desempregadas recuou de 3,6%no período de 2017 .O mercado de trabalho melhorou no segundo trimestre de 2017, por uma população ocupada no total de 1,3 milhões de trabalhadores e 43%das pessoas que estavam desempregadas conseguiram uma nova ocupação informal e 28% formal e 1% que viraram empregadores .
os pesquisadores ressaltam que 32% dos trabalhadores demitidos no mercado de emprego formal 10%  menor a de 2 anos atrás 3,6% dos salários no setor privado com carteira assinada e os informais teve em queda maior de 2,9% dos trabalhadores por conta própria que recuaram 1,2%. No caso formal correspondendo a 49% de toda ocupação e vem crescendo o numero de trabalhadores por conta própria e aumentando no rendimento do consumo familiar ,e no caso dos informais 38% dos trabalhadores perderam o emprego e recebeu maior numero de desempregados diz o analise do IPEA.


 CONCLUSÃO: 
para ser resolvido esse então grande problema podemos pensar em uma política dominante que busca se um novo desenvolvimento e que investi-se de uma forma significativa e racional. Favorecendo com o que cresce o mercado interno contribuindo com os benefícios para a população trazendo oportunidade no mercado de trabalho com a indústria reduzindo a inflação e aumentando  demandas internacionais para que haja aceleração no crescimento econômico brasileiro, assim com com grandes exportações e o país irá crescer financeiramente os seus produtos industrializados serão mais valorizados.
  



VIDEO  SOBRE  A CRISE ECONOMICA E O PROCESO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO:

https://youtu.be/XMG83Zxt7ug















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Comercial entre China e EUA (ARTIGO)

Ditadura militar e a volta do conservadorismo no Brasil

Muro de Berlim