Muro de Berlim

O muro de Berlim

                                                                         Carolina Teles Barreto 
                                                         Gabriel Silva 
                                                                      Graziela Nascimento 
                                                             Maicon Santos 
                                                                   Noemi evangelista 
                                                             Raiane  Freitas
                                                         Ruan Santos
                                                       Luana Silva
                                                         Silvia Santos

                                                         



                                                                           

                                                                               

Resumo: Este presente trabalho visa analisar os aspectos físico e histórico da Alemanha, tendo como destaque principal a queda do muro de Berlim, ocorrida há mais de 28 anos. A Alemanha sofria com a divisão política que se passava na época, gerada consequentemente pelos efeitos da rigorosa guerra fria. Como a Alemanha estava desorganizada, iniciava-se uma nova mudança, a construção de um muro que separava a sua capital, gerando as duas Berlin's, uma Ocidental e outra oriental, fazendo com que ocorressem momentos de grandes frustrações.
Abstract: This paper aims to analyze the physical and historical aspects of Germany, as the main highlight of the fall of the Berlin Wall. Happened more than 28 years ago, Germany was suffering with the division in which the world was going, consequently generated by the effects of the rigorous cold war, as Germany was disorganized begins the beginning of a new change, the construction of a wall that separated West Berlin from the East, creating moments of great frustration.

Palavras chaves: Histórico. Muro. Berlim. Alemanha. Divisão 







Print da Alemanha, país está localizado na Europa central, nas margens do mar do norte e do mar balístico, com coordenadas geográficas de 52°31'13'N 13°24'17°E, print do Google Earth com localização exata (aqui)


1 CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS
   Em uma área de  891,85 km² com mais de 3,5 milhões de habitantes, a cidade de Berlim localizada no nordeste da Alemanha é denominada como um grande centro urbano, é um dos principais centros de difusão de informação, política e cultural, abrigando representantes de quase todos países do mundo, podendo encontrar pessoas de até 180 nações distintas, Berlim no período da guerra fria contava com cerca de 3,3 milhões de habitantes, ao passar esse período houve uma crescente de 3,5 milhões, IDH, índice de desenvolvimento humano de 0,936 chegando ao 5° lugar na sua posição mundial.
   Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal e marítimo de invernos e verões frescos, enevoados e húmidos, coberta por florestas, jardins e rios. Está situada no nordeste da Alemanha, em uma área de baixa altitude com uma topografia plana, O Relevo da Alemanha divide-se basicamente em amplas planícies no norte e montanhas do centro ao sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com aproximadamente 2962 metros acima do nível do mar, na fronteira alpina com a Áustria. A vegetação europeia é o reflexo das condições climáticas e dos tipos de solo como, Tundra, paisagem típica de regiões em que predomina o clima polar ou ártico, seu desenvolvimento acontece no curto verão, após a presença do inverno o solo acaba ficando completamente congelado o restando apenas a presença de musgos, liquens e gramíneas.
   A hidrografia da Alemanha tem uma grande importância, pois a maioria dos rios são utilizados para a navegação. Segue a lista dos principais rios, Rio Danúbio, com aproximadamente 686 km de extensão, Rio Elba, 700 km, Rio Havel, 341 km.
1.1 ALEMANHA APÓS A SEGUNDA GUERRA
   Com o fim da segunda guerra mundial, o mundo vivenciava momentos de tensão por influência da guerra fria, durante aquele período o mundo apresentava apenas dois regimes e ideologias políticas, capitalismo e o socialismo, a Alemanha praticamente sem governo, política e governantes, acaba sendo adotada politicamente pelos seus ocupadores, após a conferência de Potsdam. Ficando inicialmente dividida em quatro setores de ocupação, soviético, americano, francês e inglês, péssimas relações entre os comunistas foram se intensificando até surgirem duas moedas, dois ideais políticos e por fim duas Alemanha. 
   Em 1949, os setores ocidentais, americano, francês e britânico passaram a se chamar República Federal Alemã, RFA e o setor oriental, soviético se tornou a República democrática Alemã RDA.

   Após alguns anos, Berlim ocidental começa demonstrar um grande desenvolvimento, pelo fato de seguir as políticas capitalista, ocasionado o abandono de muitos profissionais qualificados e refugiados da parte oriental, a maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com o que até 1961, mais de 2 milhões deixasse Berlim oriental para ingressar ao capitalismo. Causando assim uma crise na economiaAlemanha oriental precisava de força de trabalho desesperadamente 
   A RDA, começou a se dar de conta da perda de população que havia sofrido, com isso em 1961, com autorização do governo soviético, se inicia a construção do muro provisório  que mais tarde iria separar Berlim ocidental da oriental,  a segurança desse muro foi aumentando gradualmente, conforme fosse obtendo falhas na segurança o muro iria se intensificando.

  
                      
                  
                
                                                          Ilustração do muro de Berlim

   Inicialmente foi construindo com cerca de 3,5m de altura, com 2m de profundidade, com seus incríveis 165km de extensão, após algumas semanas foram acrescentadas torres de observações, muros com cerca elétrica com 2m de altura e foram espalhadas minas de alta sensibilidade em todo perímetro.

   Mesmo com o alto nível de segurança, não foram evitadas as fugas, muitos refugiados conseguiram escapar, mesmo tendo que arriscar suas vidas, pois aqueles que eram vistos, automaticamente era alvejado a queima roupa. Quem conseguisse,  realmente fazer a travessia tinha sorte.
   Essa divisão, era o assunto mais temido naquele período, pois o muro literalmente foi construindo do dia para noite, causando a separação de famílias e  amigos, alguns civis não tinham escolhas, eram obrigados a seguir as doutrinas se não sofreriam consequências.
   Após um período em que Berlim estava dividida, o presidente dos Estados Unidos, Kennedy manda um recado avisando que protestaria mas não causaria guerra, estava “tranquilo” com toda a situação, afirmando apenas que o salvou Berlim Ocidental. Após o regime oriental se intensificar, muitos militares orientais começaram a fugir causando uma fuga generalizada, como consequência o fechamento de pontes, parques, esgotos, construindo assim uma verdadeira prisão. Para manter o numero de soldados na média, foi necessário a criação dos postos militares “check-point”, com a finalidade de trazer alguns engenheiros e membros da força armada, os postos principais eram chamado de Charlie, Bravo, Alpha.

   Em 1984, tanques  de guerras, ocidentais e orientais se encontraram em check point Charlie, ficando cerca de 30m de distância, uma área relativamente de grande risco, ou seja, poderia ter um ataque a qualquer momento.

1.1.1 MOTIVO DA QUEDA DO MURO
   O sentimento antisseparatista vinha crescendo em toda Europa, e os países socialistas estavam sofrendo fortes bloqueios econômico, causando instabilidade política.  Durante este período, cresciam os números de alemães que viajavam a Hungria para pedir asilo as diferentes embaixadas da RFA, esse fato motivou o inicio de grandes manifestações no centro de Berlim chamado, Alexanderplatz.
   Em 1987, Ronald Reagan, desafiou publicamente o secretario geral do partido comunista da União Soviética, que o derrubasse o muro como simbolo da liberação do bloco comunista, o que fez com que em 1989, a liberação da passagem para o lado oeste. Ocasionando assim o inicio da queda do muro que separava Berlim, e foi dessa forma que depois de quase 30 anos com essa divisão, a Alemanha se reunifica, quebrando assim todas as  divisão, milhares de alemães foram aos postos check point e começaram  a travessia entre as duas cidades, todos eufóricos, alguns não tinham ideia de que fosse verdade, nesse clima bipolar, o muro que separava  Berlim ocidental literalmente é quebrado.     

 Conclusão
   Pode-se analisar que, apos a queda do muro que separava Berlim, o mundo apresentava uma nova visão, com o fim da guerra fria a Alemanha teve a sua reunificação ocasionando o aumento do seu potencial econômico em 10% com um aumento da população de 20%, porem esses fatores não  foram suficientes para a Alemanha se torna uma super potência.  Contudo o que se passou em Berlim é um reflexo de que agir de modo individualista não funciona, o mundo  não precisa ser submetido a uma única ideologia politica e sim da união delas. A sociedade tem que entender que não é independente e sempre precisará de ajuda.
Referências Bibliográficas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Comercial entre China e EUA (ARTIGO)

Ditadura militar e a volta do conservadorismo no Brasil